Centro Cultural Teatro de Arte e Ofício – Desde 1984
O Teatro de Arte e Ofício (TAO) é um dos mais tradicionais espaços culturais de Campinas e o único da cidade em funcionamento ininterrupto há quase 4 décadas, um feito inédito na região e um dos poucos exemplos no Brasil.
Os artistas e sócios-fundadores Teresa Aguiar, Ariane Porto e Marcos Tadeu Carneiro inauguraram o TAO a partir da força do teatro de grupo, e aos poucos foram aderindo outros artistas campineiros.
Inaugurado pelo grande ator e diretor Paulo Autran, o TAO seguiu como ponto de encontro de coletivos e de artistas do interior do Estado de São Paulo e todo país, recebendo em seu palco, além de produções regionais, artistas renomados da história do teatro brasileiro, como Regina Duarte, Laura Cardoso, José Possi, Renato Borghi, Miriam Mehler, Dagoberto Feliz, Denise Weinberg, Gabriel Villela. Em 2007 recebeu o título de Utilidade Pública e em 2019 tornou-se Ponto de Cultura de Campinas.
O Teatro de Arte e Ofício sedia o Grupo Rotunda, a TAO Produções Artísticas e, desde 2017, o grupo de teatro Os Geraldos, que se uniu ao TAO para o desafio de revitalizar o prédio com amplas reformas, aprimorando sua infraestrutura cênica e potencializando sua atuação com cursos e oficinas de formação de atores, gestores culturais e formação de público.
Recentemente, atores, diretor, assistentes de direção, preparadores vocais e corporais, técnicos, estagiários e produtores, fizeram do palco do Teatro de Arte e Ofício um ponto de encontro entre artistas de diferentes estados e países, como Francesca Della Monica (Florença – Itália), Babaya Morais (Belo Horizonte – MG), José Rosa (Aracaju – SE) etc… Mesmo com a pandemia, o TAO continuou sediando eventos à distância, como o formato on-line da Mostra Virtual Geral do Teatro, que recebeu mais de 100 inscrições, de 5 estados brasileiros, selecionando e premiando 12 grupos que tiveram seus espetáculos exibidos durante cinco dias de evento.
Atualmente, iniciando um processo de retomada de suas atividades de gestão cultural, o Teatro de Arte e Ofício recebe o projeto TransFormações, que propõe a formação cultural a jovens profissionais e artistas por meio da integração no cotidiano de um grupo profissional de teatro, conhecendo e lidando concretamente com as experiências relativas à gestão – manutenção do grupo e de sua sede, e ao ofício teatral – criação e circulação de seus espetáculos.
Capacidade técnica do teatro
O TAO tem capacidade para 170 pessoas, um palco de 14 m de profundidade e 10 m de largura, dois camarins para os artistas, espaço para exposições, saída de emergência, hall de entrada e jardim para espera do público.
Vídeo de apresentação do Teatro de Artes e Oficina.














